2. PRATICA DE EVANGELISMO. EDIÇÃO ESPECIAL.

ASSUNTO: COMO PLANEJAR UM CULTO A DEUS AO AR LIVRE.

Meu Site: www.evangelismoja.com.br

Meu Face: https://www.facebook.com/erico.albuquerque.3

A minha pagina da Fanpage: https://www.facebook.com/Evangelismodecristo

INTRODUÇÃO.

    Para não tornar mais extenso o referido assunto do que por si só já é muito extenso, então procurarei desenvolver por itens a fim de ajudar na compreensão, e várias fotos de alguns cultos ao Ar Livre são destinadas para fins didáticos, bem como alguns esquemas, e objetos necessário a ajuda deste tipo de Evangelismo além de muitos Cultos a Ar Livre em que participei, vou também deixar alguns registro aqui na pratica, bem como algumas pesquisa também feita pela internet tudo isto para que tenha um básico deste Planejamento do Culto ao Ar Livre.

DA FORMAÇÃO DE EQUIPE PARA O CULTO AO AR LIVRE.

Cada pessoa da Igreja que quer participar da Equipe para o Culto ao ar Livre deve procurar o Pastor ou Dirigente desta Igreja a fim de preencher um Formulário da Ficha de Cadastro de pessoas Voluntárias e na mesma especificarem qual o tipo de serviço Evangelístico que gosta de fazer. (Ver modelo deste referido Formulário.).

 Toda vez que for ter um Culto ao ar livre, estas pessoas devidamente Cadastrado será avisado com antecedência para desempenhar o tipo de Atividade que escolheu.

     Antes do Culto ao Ar Livre, o Pastor ou Dirigente da Igreja deve dar uma

Palestra para cada Atividade deste trabalho Evangelístico, explicar bem o

Que cada um deve fazer dentro de suas respectivas Atividade que escolheu, e com este conjunto de ensinamento terá um resultado satisfatório, que é no Nome de Jesus Cristo a Salvação de Almas. (Por isso faça um breve treino para saber o grau de dificuldade de cada membro desta Equipe, só assim saberá avaliar a capacidade individual de cada pessoa, que se em uma Atividade tal, não se adaptar é lógico que em outra Atividade tal será mais bem aproveitado.).

OBSERVAÇÃO: Embora em alguma  pessoa a gente nota que não há capacidade para executar algum tipo de atividade evangelística, porém se esta mesma pessoa quiser desempenhar esta tarefa, pode deixar fazer, com certeza o resultado será bem melhor do que uma pessoa capaz para este tipo de tarefa, sabe porque, pela FÉ em DEUS, para suprir a incapacidade e DEUS torna  esta pessoa de incapaz para uma outra forma de adquirir esta capacidade para o serviço da qual irá executar.(Por isso sem medo , sem frustração, Jesus disse IDE , então vá e prega ao evangelho a todos, é Jesus Cristo, que vai colocar na sua mente toda a capacidade para fazer qualquer tipo de Evangelismo.).

A formação da Equipe é a seguinte:

– 1º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.

– 2º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.

– EQUIPE DE DIVULGAÇÃO DO CULTO AO AR LIVRE.

– PESSOA CONVIDADA PARA LEVAR A MENSAGEM.

– EQUIPE DE PESSOA PARA TESTEMUNHAR O QUE DEUS FEZ EM SUA VIDA.

– EQUIPE DE INTERCESSÃO A DEUS.

– EQUIPE DE LOUVOR.

EQUIPE DE OBREIROS.

– EQUIPE DE EVANGELISTAS.

– EQUIPE DE SEGURANÇAS.

– EQUIPE DE LOGÍSTICA.

DAS ATRIBUIÇÕES DE CADA EQUIPE, DO CULTO AO AR LIVRE, BEM COMO ESQUEMA PRÁTICO DESTA RESPECTIVA TIVIDADE.

 – DO 1º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO AR LIVRE.

      Responsável por todas as Equipes de Atividade Evangelística que compõem ao Culto ao ar Livre, esta diretamente subordinada ao Pastor ou Dirigente da Igreja.

     O 1º COORDENADOR GERAL, Juntamente com o Pastor e demais Liderança da Igreja, deve reunir para fazer um Planejamento do Culto ao Ar Livre, depois de feito este Plano, a partir daí então ficara sobre a responsabilidade do 1º Coordenador Geral, para com Toda as Equipes do Culto ao Ar Livre Executar este Plano, no mês, dia, e hora marcada no local tal.

     Durante a Elaboração do Planejamento do Culto ao Ar Livre, deve observar os seguintes aspectos:

 Com relação ao Publico:

     Se o Culto ao Ar Livre, for em frente da Igreja:

 Então aproveita a própria estrutura que a Igreja tem tais como:

– Banheiro, feminino e masculino, verifica se há papel higiênico em quantidade suficiente;

–  bebedor de Água verifica se há copos descartáveis suficiente para uma quantidade estimativa de público presente;

– Os Bancos colocam no local do Culto para as pessoas sentarem principalmente os mais idosos e crianças.

 Se o Culto ao Ar Livre, for a outra localidade:

 – Então deverá ser providenciado Banheiro Químico (aluga) masculino e feminino; como também deverá providenciar um bebedor de Água portátil com vários copos descartáveis. (Na medida do possível).

– Deve providenciar um veículo, para ser utilizado em caso de alguma emergência e o motorista tem que ficar na proximidade do veículo pronto para sair a qualquer instante se necessário for, deve ter uma pessoa com conhecimento de primeiro socorros. (Eu creio que isto não é necessário eu Creio que Jesus Cristo cura os enfermos, mais ao mesmo tempo Deus já deixou muito claro de que temos que ser Prudente e isto faz parte da Prudência também.)

– O 1º Coordenador, deve comparecer ao local onde será realizado o culto ao ar livre, entrará em contado com algum morador, pedindo se dá para usar as Energia, porém fala que vai pagar o valor de tanto Reais, pela Energia.

– Cabe também a Providencia do 1º Coordenador, a responsabilidade na confecção dos Ofícios para as devidas Autoridade Competente, em relação ao CULTO A DEUS AO AR LIVRE, veja na pratica esta tais providencias:

Veja a seguir alguns modelos de Ofícios:

LOGOTIPO DA IGREJA.

Ofício nº…………….

Excelentíssimo Senhor Dr.

DIRETOR DA AGETRAN.

     A Igreja da……………………….., do Bairro…………………., situada na Rua……………………, próximo a …………………….,realizará um Culto a Deus ao ar livre, na seguinte localidade: Rua………………nº…………Bairro……………….., nesta cidade (ou então na Praça…………….localizada a Rua……………no Bairro………………., nesta cidade).  Com inicio previsto  às…. h e término previsto às …….  horas ,  sendo assim Solicito-vos a possibilidade de enviar Cinco Agentes de Trânsito, para isolar a área do Evento , controlar o fluxo de trânsito e permanecer até ao término deste Culto, tudo conforme o constante do anexo “A” e “B” a este Oficio.

   Outrossim solicito a V.Exª  que seja enviado para o Local supracitado os seguintes objetos: Cavaletes, Cones, e fitas  para o auxílio no Isolamento da Área do local do Evento, em razão de não termos estes objetos que são úteis na orientação do trânsito.

     Informo-vos ainda que já solicitei ao Secretário da SEMUR, no sentido de autorizar a interdição temporária da Área , onde será realizado o Culto bem como a autorização para o Uso de Palanque com Som  (ou Veículo com Som).

 Certo em sermos atendidos, antecipo os meus sinceros agradecimentos.

Campo Grande, MS………/……./…………..

——————————————————………………………………………………………..

ASSINATURA DO PASTOR E DO 1º COORDENADOR GERAL .

Excelentíssimo Senhor

Dr.FULANO DE TAL……………………………………………………………….,

Diretor Agencia Municipal de Transporte e Transito, de Campo Grande, MS.

(DO ANEXO “A”, LOCAL DA IGREJA E O LOCAL DA ÁREA EM QUE SERÁ REALIZADO O CULTO AO AR LIVRE.)

(DO ANEXO “B”, AS RUAS QUE DEVE SER TEMPORARIAMENTE INTERDITADA, BEM COMO A INDICAÇÃO DE FLUXO DE TRANSITO DE VEÍCULOS CONFORME É INDICADO NAS SETAS, NA ÁREA DESTINADA   AO  CULTO A  DEUS .)

LOGOTIPO DA IGREJA.

Ofício nº…………………….

Excelentíssimo Senhor Dr.

Secretário da SEMUR.

     A Igreja da……………………….., do Bairro…………………., situada na Rua……………………, próximo a …………………….,realizará um Culto a Deus ao ar livre, na seguinte localidade: Rua………………nº…………Bairro……………….., nesta cidade (ou então na Praça…………….localizada a Rua……………no Bairro…………… nesta cidade).  Com início previsto  às…. h e término previsto às …… horas.

     Sendo assim Solicito-vos a possibilidade de Autorizar que a Área do Local do Evento seja Interditada temporariamente, durante este Culto, conforme o local indicado no constante do anexo “B” a este Oficio, bem como a autorização da colocação de palanque (que será um caminhão), mais o uso de Som ( ou somente o Palanque com o Som).

          Outrossim , informo a V.EXª, que já solicitei para Autoridade do AGETRAN, o envio de Cinco Agentes de Trânsito para realizar o Isolamento da Área supramencionada , e manter o controle do trânsito nesta localidade até o termino deste Culto. 

    Certo em sermos atendidos, antecipo os meus agradecimentos.

Campo Grande, MS, …………/……………/……………..

————————————————————–

PASTOR E 1º COORDENADOR GERAL.

Excelentíssimo Senhor

Dr SICRANO DE TAL,

 Secretario Municipal  de Controle Urbanístico ,  de Campo Grande, MS.

LOGOTIPO DA IGREJA.

Ofício nº…………….

Excelentíssimo Senhor CMT .

DA  OPM DO MUNICIPIO DE……

     A Igreja da……………………….., do Bairro…………………., situada na Rua……………………, próximo a …………………….,realizará um Culto a Deus ao ar livre, na seguinte localidade: Rua………………nº…………Bairro……………….., nesta cidade (ou então na Praça…………….localizada a Rua……………no Bairro………………., nesta cidade).  Com inicio previsto  às…. h e término previsto às …….  horas ,  sendo assim Solicito-vos a possibilidade de enviar Cinco Policiais Militares do Trânsito, para isolar a área do Evento , controlar o fluxo de trânsito e permanecer até ao término deste Culto, tudo conforme o constante do anexo “A” e “B” a este Oficio.

   Outrossim solicito a V.Exª  que seja enviado para o Local supracitado os seguintes objetos: Cavaletes, Cones, e fitas  para o auxilio no Isolamento da Área do local do Evento, em razão de não termos estes objetos que são úteis na orientação do trânsito.

     Informo-vos ainda que já solicitei ao Secretário da SEMUR, no sentido de autorizar a interdição temporária da Área , onde será realizado o Culto bem como a autorização para o Uso de Palanque com Som  (ou Veículo com Som).   

 Certo em sermos atendidos, antecipo os meus sinceros agradecimentos.

Campo Grande, MS………/……./…………..

——————————————————………………………………………………………..

ASSINATURA DO PASTOR E DO 1º COORDENADOR GERAL .

Excelentíssimo Senhor

CMT FULANO DE TAL……………………………………………………………….,

COMANDANTE DA ORGANIZAÇÃO POLICIAL MILITAR, DO MUNICIPIO DE………………………..

OBSERVAÇÃO: (Este Oficio só é feito no caso do Município onde for o local do Culto ao Ar Livre não tiver Agentes de Trânsito, pertencente à Prefeitura Municipal.). Observação é recomendada mesmo que o município tenha Agentes de Trânsito faça um Oficio para o Comandante da OPM (Organização Policial Militar), responsável por esta área supracitada, dando ciência deste Evento.

– Ainda dentro da Atribuição do 1º COORDENADOR, deve estabelecer o ROTEIRO DE TEMPO DO CULTO AO AR LIVRE A SER SEGUNDO veja:

Filipenses 2:2-5.

Um só corpo, muitos membros.

1 Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,

2 Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

– Leitura da Bíblia (5 min).        

– Oração  (5 min).

– Louvor (30 min).

– Testemunho (15 min).

– Louvor (15 min).

– Mensagem (50 min).

Encerramento (5 min).

Tempo Total do programa – 110 m

Observação: Outro tipo de procedimento que algumas Pessoas usam a fazer, é que as mensagens seja feita em pequenos intervalos intercalados com louvores, de modo que são tipo assim várias mensagens porém cada um com todo o devido sentido girando em torno de uns 10 minutos para cada mensagem feitas.

– DO  2º COORDENADOR GERAL DA EQUIPE DO CULTO AO dR LIVRE.

      Este auxiliará o 1º Coordenador Geral, e na sua ausência assumirá imediatamente todas as Atribuições referentes ao 1º Coordenador Geral, por esta razão é interessante sempre que for possível o Pastor ou Dirigente da Igreja, juntamente com o 1º e o 2º Coordenadores devem estar cientes de todos os Planejamentos em seus mínimos detalhes porque são estas três pessoas que farão parte do ”comando” do Culto ao Ar Livre, e na ausência de quaisquer uns dos três supracitados os trabalhos Evangelísticos não sofrerá prejuízo, portanto serão Executado, como foi Planejado juntamente com as  demais Equipes que compõem ao Culto ao Ar Livre. Com relação às demais pessoas que compõem cada Equipe do Culto ao Ar Livre, não são necessárias saber todo o Plano, porém é imprescindível que saiba Executar aquilo que couber a cada um fazer o serviço Evangelístico dentro de sua respectiva Equipe.

 DA EQUIPE DE DIVULGAÇÃO DO CULTO AO AR LIVRE.

     Esta Equipe tem como o responsável o Coordenador de Divulgação do Culto ao ar Livre, o qual trabalha de acordo com o recurso financeiro que terá a disposição para a fim de :

– Providenciar Faixas escritas para divulgar a Palavra de Deus, bem como nestas mesmas Faixas identificar o Ministério, e a Igreja Local, onde será realizado o Culto ao Ar Livre.

– Cartazes, idem, acrescentando ainda em todos os lugares possíveis para que o público possa tomar o conhecimento deste Culto.

– Carro de Som: Há algumas pessoas que não podem ler os cartazes, panfletos ou faixas, porém elas poderão entender os anúncios que ouvem de um porta-voz forte. Um carro de som é um automóvel com um sistema de som dirigido ao público e que circula por toda a área próxima ao local do Culto ao ar Livre.

Cuidadosamente prepare um anúncio escrito para ser lido e estabeleça uma rota específica para o automóvel não passar pelas mesmas áreas já cobertas enquanto outras são abandonadas.

(Interessante é que ao invés de uso de carro de som, faça a utilização da bicicleta com som, isto porque a velocidade do carro de som às vezes não é compatível para alguém escutar toda a mensagem, porem com a bicicleta a mensagem será totalmente ouvida pelas pessoas que estão nas imediações da trajetória feita pela bicicleta, logicamente que nesta situação o resultado será mais satisfatório do que o uso do carro de som.).

– Divulga também nas Redes Sociais, peça para que alguém da igreja também ajuda nesta divulgação.

OBSERVAÇÃO:

      Antes de realizar quaisquer divulgações procura saber junto a Prefeitura da Cidade onde será realizado ao Culto ao Ar Livre qual são o procedimento legal para fazer a referida divulgação.

– PESSOA CONVIDADA PARA LEVAR A MENSAGEM.

     O Pastor ao convidar a pessoa para levar a mensagem da Palavra de Deus, deve dizer ao mesmo (a) que terá um tempo de………MINUTOS . O 1º Coordenador Geral deve prestar atenção na pregação, pois qualquer heresia apresentada intencionalmente ou não, deve após a pregação fazer a correção dentro da Palavra de Deus, em caso de erro grave deve imediatamente interromper a pregação. (Por isto deve ter um esquema estratégico de sistema de som.) Esteja sempre atento a tudo que se diz no Culto ao Ar Livre, se por ventura atender alguém etc, então entra em cena o 2º Coordenador para prestar a atenção, procura também gravar toda a mensagens, mais atenção antes disto tudo avisa a Pessoa que vai levar a mensagem. Por esta razão deve ser um Pregador que realmente é conhecido do Pastor. Na ausência do Pregador quem Pregará a Palavra de Deus será ou      1º Coordenador ou o 2º Coordenador.

A Mensagem para o ar livre, deve:

Ser curta e decisiva, o pregador deve se lembrar de que não está diante de um auditório voluntário e atento. O plano de salvação deve ser logo atingido. O texto não deve ser longo. Leituras longas dispersam a atenção, e os hinos devem conter a mensagem de salvação.

     Em Romanos 10:17, o apóstolo Paulo afirma: “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”.  Nos versos 14 e 15 ele raciocina logicamente: “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?”.  É óbvio que o primeiro passo para levar um pecador a Jesus é ir até ele com a palavra! , portanto seja Direto e Objetivo.

 O Apelo: 

O Pregador deve insistir no apelo, inclusive deve ainda dizer para os demais crente que ajuda na Evangelização da pessoa que está ao seu lado , caso não for crente (Salvo), se esta pessoa que está ao lado de algum crente aceitar a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador de sua vida, então diz para o crente trazer o novo convertido até a frente próximo do Pregador. (Nesta hora é uma grande oportunidade para todos os Salvos em Jesus Cristo ganhar o galardão de Jesus, pregando o Evangelho para as pessoas que estão ao seu lado, e também em outros locais no âmbito do Culto ao Ar Livre, use a Bíblia e leia alguns versículos para os indecisos.

   No caso de ser o culto a noite, então use uma lanterna pequena se estiver em algum local escuro.) Por esta razão o Som , deve ser com pouco volume só assim facilitara a Evangelização para a pessoa que estiver ao lado do Crente este por sua vez terá muita dificuldade em transmitir ao Evangelho para a pessoa que estiver ao seu lado se o Som estiver com muito Volume e por isto deve abaixar o Volume do Som .(Antes de chegar a falar com a pessoa que está ao seu lado ore a Deus pedindo que quebra toda a resistência diabólica para que a pessoa possa aceitar a Jesus).

Essa é bom momento, para intercalar pequenas mensagens, com hinos para exatamente dar Tempo para as Equipes de Evangelistas, reforçar o apelo com também mensagens da Palavra de Deus. Este procedimento é de suma importância e por isto todos devem fazer sua parte, levando as Pessoas que se reconciliaram, aceitaram a Jesus Cristo como Salvador de sua Vida, para frente do Palanque (Altar da Igreja). Em seguida anotar o nome endereço preenchendo o formulário da Ficha, procurei fazer uma só ficha para todas as circunstancia que a pessoa decidir a fazer.

E em seguida que terminar o culto ao ar livre, procura visitar estas Pessoas em suas respectivas casas verifica se dentre os quais tem pessoas necessitadas, e ajuda com cestas Básicas etc.

– EQUIPE DE PESSOA PARA TESTEMUNHAR O QUE DEUS FEZ EM SUA VIDA.     Dependendo do tempo relaciona uma ou duas pessoas para dar o seu testemunho daquilo que Deus fez em sua vida, se quiser faça um resumo de tudo aquilo que alcançou em Jesus Cristo, dizer que só Jesus para fazer com que a pessoa vence um mau hábito do pecado, de um modo bem simples em breve palavra resumir a conversão.

     Por isso é interessante um trabalho em conjunto com toda a Igreja do Ministério, pois Jesus Cristo transformou a vida de muitas pessoas que eram verdadeiro marginal, outros viciados em drogas, alguns ex-alcoólatras etc…, e o Pastor ou Dirigente da Igreja, deve entrar em contato com estas referidas pessoas para que se quiserem dar seus testemunhos no Culto ao ar livre, então de o nome e endereço, fone a fim de que possa ser avisado com uma certa antecedência para estar presente no dia do culto ao ar livre.

João 4.39 “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito”

As pessoas podem rejeitar a Bíblia ou a religião, porém elas não podem negar a realidade de uma verdadeira experiência. Uma pessoa armada com uma experiência nunca estará à mercê de alguém com um argumento!

     O 1º Coordenador Geral providenciara para que a pessoa que vai dar o seu testemunho responda as seguintes perguntas:

-O que o levou a começar a pensar sobre Deus?

-Como você veio a conhecer a Jesus?

-Que diferença faz conhecer o que Ele havia feito em sua vida?

-Que diferença ele tem representado em sua família?

-Como sua vida tem mudado?

-Que coisas maravilhosas ou milagrosas têm ocorrido? (por exemplo, você foi curado ou foi libertado de drogas ou álcool?).

    Esta entrevista supracitada é para impedir que qualquer um roube o tempo, (outra estratégia de tumulto de satanás.).

– EQUIPE DE INTERCESSÃO A DEUS.

– Se o Culto ao Ar Livre for a frente da Igreja então ao iniciar o Culto deve ficar um Grupo de Intercessão a Deus , na Igreja intercedendo desde o início até ao final do culto, veja o que diz o Versículo 6, do Capítulo 4 do Livro de Filipenses,que  relata o seguinte:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”

     Então devemos especificar tudo o que queremos pedir a Deus, e para tal situação os Intercessores, pede a Deus que :

– O Espaço Geográfico das Áreas a ser Evangelizada compreendida entre as Ruas …………………………………….., dentro desta localidade, para que em Nome de Jesus Cristo , sejam expulsos todas as hostes infernais os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século, as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais ,desta Localidade deixando livre para que todos os trabalhos Evangelístico se desenvolvem sem problema nenhum, e com o Convencimento do Espírito Santo possa nos ajudar a Evangelização para que todos os que estão nesta mencionada Localidade, aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador de sua Vida e continuem firme até morrer ou até a Volta de Jesus Cristos .

 Veja a Seguir os seguintes Versículos:

EF 6: 18-20

18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

20 Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

     Orem por todas as Equipes que compõem aos trabalhos Evangelísticos do Culto ao Ar Livre.

     Orem para que Deus não deixe chover durante o período do Culto, que desvia a tempestade desta localidade.

     Orem a Deus para que os perdidos compareçam nesta localidade do Culto ao Ar Livre, e aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador de sua vida.

Notem-se os versículos abaixo:

RM 8:26-27

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.     Veja como realmente é importante o fato de ter Intercessão a Deus em qualquer atividade Evangélica, porque além da petição especifica para Deus, conforme vimos no acima citado às vezes poderá ocorrer de um dos pedidos nosso nós não sabemos  como convém, ser feito a Deus mais pela infinita misericórdia e graça de Deus, ele permite que o próprio Espírito Santo interceda nesta hora em nosso favor , com gemidos inexprimíveis. Jesus Cristo está intercedendo por nós, junto ao nosso Deus. A conclusão que chega é que há uma verdadeira intercessão, e que se desprezada for com certeza o Culto ao Ar livre estará incompleto perante a Palavra de Deus, quer ver a diferença então faça sempre a INTERCESSÃO AO ESPÍRITO SANTO.

RM 8:27

37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

FI 4:6

MT 21: 22 E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

1 tm 2:1; 1 tm 2:4; 1 tm 2:8

1 Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;

4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

TG 5:16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

     Toda a vitória esta no nome de Jesus Cristo, que intercede por nós.

ROMANOS 8 : 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

– Se o Culto ao Ar Livre for em outro local e não na frente da Igreja.

Então localiza um local mais adequado para oração e coloca-se uma pessoa para ficar observando todo o movimento estranho a normalidade a fim de avisar aos que estão intercedendo a Deus , para não ser pego de surpresa por qualquer situação que seja .A própria Palavra de Deus nos alerta de que : “Seja simples como a pomba e astuto como a serpente”. Por isto temos que estar atento a todas as circunstancia que surge no meio ambiente em que estamos.

– EQUIPE DE LOUVOR.

Salmos 40.3 “E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR”.

Segundo este versículo, a canção de louvor a Deus é um testemunho que pode produzir a salvação de muitos.

     A Banda de Música, com os cantores (ras) deve tocar por uns 15 minutos antes de o culto começar. A música atrairá as pessoas ao local e preparará os corações daqueles que já chegaram para receber a Palavra de Deus. Instrua os músicos e solistas sobre quais canções usar. Selecione canções que são vivas, inspiradoras e evangelísticas. Não escolha canções sentimentais ou difíceis de entender. Use canções que exibem vida e entusiasmo e que atrairão aqueles que ainda não são salvos.

    O 1º Coordenador Geral, dentro do Calendário de Atividade, deve também relacionar a Banda de Musica, o cantor (ra), que ira participar.

      Todas as letras dos hinos, apresentadas devem com antecedência ser submetida ao crivo do 1º Coordenador Geral, pois infelizmente existem letras de música que não condiz com a Palavra de Deus, e por isto deve ser retirado de nosso meio, pois a mensagem da música deve ter o conteúdo da Palavra de Deus. Esta é a razão deste procedimento.

EQUIPE DE OBREIROS (RAS).

          Quando iniciar o Apelo pelo Pregador da Palavra de Deus, imediatamente a Equipe de Obreiros, aproxima-se da pessoa que aceitou a Jesus Como seu único e suficiente salvador e acompanha aos mesmos até a frente do Palco, (área destinada aos novos convertidos) .

      Os Obreiros devem estar no local do Culto ao ar Livre mais ou menos uma meia hora antes do culto iniciar. Os Obreiros também devem ser equipados com uma Bíblia, lápis ou canetas esferográficas e as fichas de decisão, e uma pequena prancheta a fim de usá-las para registrar os nomes e endereços dos novos convertidos. Se for economicamente possível, é bom haver material impresso para dar aos novos convertidos, como Evangelhos de João ou um folheto evangélico que lhes dê instruções adicionais com respeito à vida cristã.

Deve-se dar aos Obreiros algumas instruções básicas sobre como aconselhar. Eles devem saber como levar uma pessoa a Jesus Cristo e como orar por aqueles que necessitam de libertação e santidade.

Os Obreiros levam a Palavra de Deus aos que não são salvos e responderem ao chamado para a salvação. Eles também podem ser chamados para expulsar no nome de Jesus as pessoas endemoninhados. Veja a seguir o Modelo de Ficha de Decisão.

– EQUIPE DE EVANGELISTAS.

     Bem antes de iniciar ao Culto ao ar livre, as Equipes de Evangelistas, devem estar no local marcado para este Evento com muita antecedência do horário previsto para a realização deste Culto.

 A razão deste procedimento e que estas referidas Equipes tem dupla Missão a cumprir, sendo que a primeira é:

     Ficar em cada esquina do local marcado para este Evento Evangelístico, com a função de entregar o folheto Evangelho para cada pessoa, e ao mesmo tempo preencher o Formulário do Mini-Censo Bíblico, abaixo ver como fazer este tipo de procedimento.

 Observa-se também a Figura de nº 3, abaixo, bem antes do início do Culto deve ficar na posição  conforme a Figura nº 3, que está colada atrás da prancheta pequena, durante o Apelo que o Pregador (ra), fizer então deslocará no devido quadrante que está marcado nas respectiva prancheta, essa é a segunda Missão em que vai Anunciar as Boas Novas de Salvação por isso também receberá vários Formulários das Fichas de Decisão , em que será preenchida para cada pessoa que Aceitou a Jesus Cristo como Salvador de sua Vida, convida a pessoa para ir até a frente do Palanque.

     Todos os Evangelista, deve possuir uma Bíblia, uma pequena prancheta com caneta, alguns Folhetos Evangélico, vários formulário de mini-censo para ser preenchido sendo um para cada pessoa e ficha de Decisão.

Provavelmente haverá muitas pessoas que irão aceitar uma visita em sua casa, o formulário supracitado é um dos documentos muito importantíssimo, porque será através deste que continuará mantendo um VÍNCULO entre a pessoa que foi ao Culto ao ar Livre com a Comissão de Visita da Igreja, é bem provável que na residência desta pessoa que aceitou uma visita tenha mais pessoas que querem explicação da Palavra de Deus, veja só como realmente a colheita é grande, por isso temos que dar mais ênfase em busca de almas para Deus, resgatando vida para a Salvação em Jesus Cristo, por isso eu sempre digo que este procedimento é o Efeito de um Culto ao ar Livre, que se estende até na residência das pessoas e estas por sua vez tem uma grande oportunidade de ser Salvo em Jesus Cristo, por ocasião da Visita da Comissão de Visita.

     O item deste formulário, que diz:¨ Você quer pertencer a este Grupo de Evangelismo.¨

     Este item refere-se somente a pessoa que já é Salva em Jesus Cristo de uma determinada Igreja que segue aos Padrões da Palavra de Deus. (Não se trata jamais da intenção de retirar membros de outras Igrejas,) mais sim de dar a oportunidade para que seja cumprida o Ide que Jesus nos determinou. Para estas pessoas é necessário um breve curso (palestra) de Evangelismo, para depois ser colocado em prática. (Convém lembrar que além do Ide, também tem Fazei Discípulo, uma situação que completa uma outra, e o resultado será totalmente diferenciado para melhor.). Geralmente quando se faz um Culto a Deus, no Ar Livre é muito comum ser anotado somente o Nome e Endereço das Pessoas que aceitou a Jesus Cristo, e as demais pessoas que estão presente é totalmente ignorado nem sequer é anota também o Nome e endereço destas pessoas, já parou para imaginar quantas pessoas amigos e familiares de cada uma destas pessoas que não foi ao Culto ao Ar Livre, que poderia ser Salvo por isso quem Planejar um Culto a Deus ao Ar Livre deve tomar esta Atitude do procedimento conforme o acima citado, com certeza através do Espírito Santo este convencera a cada um a aceitar a Jesus Cristo, e esta pessoa Salva em Jesus Cristo logicamente será menos uma pessoa que não vai ao inferno. Por favor, pense nisto, pois é Deus que me capacitou para escrever tudo isto.

     Procedimento do Evangelista com relação ao preenchimento do Formulário do Mini-Censo, e a Distribuição do Folheto Evangélico.

Cada um da Equipe de Evangelista tem várias maneiras de iniciar uma conversa com a pessoa, pode ser de uma outra maneira ou como o Exemplo a Seguir:

– O Evangelista diz: Boa Tarde, ou Boa Noite ( é lógico tudo depende a hora do Culto), meu nome é …………….Estou entregando este Folheto Evangélico  para você e ao mesmo tempo peço a você se aceita uma visita de nossa Equipe em sua Casa para Explicar o conteúdo deste folheto Evangélico aos seus familiares.

– Se a pessoa dizer, sim.- Então o Evangelista preenche imediatamente o formulário do Mini-Censo, e depois agradece a pessoa e convida para assistir ao Culto ao Ar Livre.

OUTRA MISSÃO AO GRUPO DE EVANGELÍSTAS, VEJA:

Digamos que um determinado culto ao Ar Livre, esteja marcado para dia…../mês…../ano….  no local tal.

Muito bem então o Primeiro Coordenador, dará um mapa contendo uma quadra para cada dois Evangelista, realizar uma Evangelização de Rua Casa por Casa nesta quadra marcada no Mapa, da localidade onde vai ser o Culto ao Ar Livre, este procedimento repete sucessivamente, para um espaço geográfico com 16 quadras, em volta da localidade do Culto ao ar livre.

Muito bem faz evangelismo para Adultos e Crianças, não se esqueça de fazer o censo bíblico também. Outro fator importantíssimo e que dá destaque mesmo é este veja:

Faz um cartão presente, mais atenção não é sorteio, e sim este cartão presente já é o presente que deve ser dado no CULTO AO AR LIVRE, portanto deixa este cartão nas respectivas casas das Pessoas para ser tirado no culto ao ar livre, faça um cartão presente para:

– Uma cesta básica pequena.

– Um brinquedo para crianças.

– Um para meias adulta.

– Um para meias de crianças.

– Um para pipas.

Sendo um cartão presente para cada doação, faz uns trintas destes cartões presentes para cada Equipe desta e entrega para cada pessoa que visitou que anunciou as boas novas de Salvação em Jesus Cristo, orienta os mesmo para irem no culto ao ar livre retirar o seu presente.

Geralmente acontece de alguém que não foi visitado pelos Evangelistas, comparecerem durante o culto ao ar livre, para todos quem recebeu o cartão presente e também para quem não recebeu faz um sorteio dos objetos que acima foram discriminados com esta atitude estaremos fazendo justiças com as demais Pessoas que foram assistir ao culto ao ar livre.

Observamos que está Equipes de Evangelistas, deve pelo menos vir uma duas horas e meia para que de tempo de fazer a Evangelização de Rua casa por casa, em volta do local marcado do culto ao ar livre. E depois terá aquela missão que acima já foi citada com relação ao Apelo que ser feito pelo Pregador.

Outro sugestão, é criar uma Escola Bíblia de Crianças no próprio Culto ao ar livre, porque geralmente vão muitas crianças, e com isto temos também aliados a favor da Palavra de Deus, que através destas Crianças poderão ajudar que seus Pais vão para igreja.

– EQUIPE DE SEGURANÇA.

Deixo de comentar este item porque é muito extensa e tem muitos esquemas, porém remeto ao meu site: www.evangelismoja.com.br lá já está comentada, pesquisa por lá.

Uma colaboração do Missionário: Érico Albuquerque.

FORMULARIO PARA SER PREENCHIDO DURANTE O CULTO AO AR LIVRE.

NOME:………………………………………………………………………………………….

RUA:………………………………………………………………………..Nº……………….

BAIRRO:…………………………………..CIDADE…………………………….UF………

PONTO DE REFERÊNCIA:…………………………………………………………………

FONE:…………………………………………………………………………………………..

(    ) ACEITA A CRISTO? (    ) ACEITA VISITA EM SUA CASA?    (    ) QUER QUE

VAI BUSCAR SUA CRIANÇA PARA IR NA ESCOLA DOMINICAL?

(     )  RECONCILIOU COM DEUS.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.